Orientada por uma visão ampla de sustentabilidade, a Rodocon acredita numa atuação que equilibre as esferas social, ambiental e econômico-financeira.
Ao atuar na ampliação da infraestrutura de acesso a determinada região, potencializamos não só a economia do lugar, na medida em que facilitamos a circulação de mercadorias, mas também as oportunidades de emprego e renda, contratando mão-de-obra local. Assim, contribuímos para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade e para a preservação do meio ambiente, minimizando os deslocamentos de trabalhadores.
No segmento de coleta e tratamento de resíduos, encaminhamos os materiais reutilizáveis e recicláveis para cooperativas de reciclagem, que desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa atuação contribui para a economia local, gerando renda para os cooperados e, do ponto de vista ambiental, reduz os impactos gerados pela distribuição incorreta desses resíduos, que acabam em aterros. Além disso, as cooperativas contribuem para a extensão do ciclo de vida de produtos e embalagens por meio da coleta, separação e fornecimento de matéria-prima secundária para a indústria.